domingo, 16 de novembro de 2008

Projeto Temático

Com o desenvolvimento de projetos, os alunos aprendem conceitos específicos e interagem com a relidade social, percebendo seus problemas e propondo soluções, dessa forma a escola trabalha o exercício da cidadania desde a educação infantil.
Os temas transversais(Contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais) destancam o colorido que eles trazem a aprendizagem das crianças. A transversalidade é uma forma de abordar o conhecimento, concebendo-o como algo dinânico, não acabado, passível de transformação e deve ser relacionado às questões da vida na sociedade.
O currúculo trás abertura e flexibilidads aos conteúdos além priorizarem a contextualização de acordo com o universo da criança.
Exemplo de um projeto temático simples de ser executado.

Objetivo: Desenvolver a interdisciplinaridade e temas transversais por meio de projetos:

Escola: Escola de Ensino Fundamental
Profª: Maria Elisa
Data: 00/00/08
Série: Educação Infantil
Nome do Projeto: Resgatando a Cultura Popular em nossa Comunidade
Duração: Uma semana
Início em 00/00/08
Objetivo: Identificar, conhecer, interagir, valorizar, resgatar e compartilhar os conhecimentos culturais presentes na comunidade.
Justificativa: O trabalho visa resgatar a cultura através de histórias. Percebe-se uma separação entre a escola e a cultura popular, porém há necessidade e interesse por parte das crianças em trazer para o espaço escolar essa cultura.
Habilidades: Desenvolve-se a oralidade, o conhecimento da cultura o reconhecimento e a valorização das pessoas mais velhas, a continuidade em forma de registro.
Material necessário: Papéis, revistas, livros
Texto e Bibliografia sobre o tema: Histórias orais, módulo, contos.
Atividades desenvolvidas: Convidar uma avó para contar histórias do seu tempo; fazer o registro em forma de desenho e coletivo com o professor como escriba; preparar comidas da época.
Planejamento interdisciplinar; Letramento (experiências empíricas) história/português (registro histórico, localização) matemática (tempo, quantidade das receitas)
Avaliação e Produtos: Por meio da participação das crianças e protocolos verbais*

* Protocolos verbais: O que foi aprendido pelas atividades apresentadas de forma oral, posicionar sobre determinado tema, verbalização de experiências.

Nenhum comentário: