domingo, 16 de novembro de 2008

Estudo de Caso

Você está na sala de aula de sua escola conversando sobre a diferença entre letramento e alfabetização com seus colegas. Uma delas não consegue entender as idéias-chaves desses conceitos.
Dê exemplos para ajudá-la nesse entendimento.


Compreender a diferença entre letramento e alfabetização é muito simples. Começando pelo conceito de cada um dos temas:
Alfabetizar – É a decodificação dos símbolos (letras), tornar a criança capaz de ler.
Letrar – É a utilização da leitura nas vivencias sociais. Quando a criança entende a dimensão da leitura e o que ela traz como fonte de conhecimento para questões do di-a-dia.
Exemplificando: A utilização em sala de aula de gêneros literários, de uso constante na vida social como receitas de bolo, bulas de remédios, convites, bilhetes, reportagens etc.
Nessa atividade onde se verifica a função social de cada texto, o objetivo, o tempo, remete o aluno a compreender a extensão da informação prestada por cada gênero.
Letrado também é o indivíduo que mesmo em fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano possuem conhecimento empírico (baseado nas vivências) da realidade a sua volta, como ser capaz de fazer plantio na época certa, comprar e vender, discutir sobre temas diversos etc.
Para ajudá-lá a melhor conhecer essa temática sugiro a leitura de dois livros: Letramento: um tema e três gêneros da Magda Soares e Alfabetizar e Letrar da Marlene Carvalho.

Projeto Didático – PLANEJAMENTO

Ciclo: 1° Etapa do Bloco Inicial de Alfabetização

Nome do projeto: Profissões

Duração: 2 semanas

Objetivos: Conhecer as principais profissões e sua importância de cada uma para a sociedade.

Justificativa: Durante algumas conversas na rodinha e algumas contações de história, as crianças demonstraram interesse em conhecer algumas profissões, diziam quais queriam ter e perguntavam à professora se essa profissão era boa e o que fazia. Sendo assim, decidimos fazer um estudo deste tema, para melhor conhecer e valorizar o trabalhadores do Brasil.

Habilidades: Elaborar lista das profissões que conhecemos; pesquisar, ler e interpretar texto de livros, revistas, Internet; elaborar entrevistas; compreender o trabalho de alguns profissionais e a importância deles para a sociedade.

Material necessário: Cartolinas, cola, pincéis, gizes de cera, canetões, máquina fotográfica, televisão, DVD.

Textos e bibliografia sobre o tema: Livro: As profissões - Melhoramentos; site(www.brasilprofissões.com.br); DVD Castelo Rá-ti-bum – As profissões.

Nenhum comentário: