domingo, 16 de novembro de 2008

Literatura Infantil - Poesias...

Segredo

Os carros atropelam minha bola,
A empregada reclama do encerado
Mamãe esconde sempre os meus esqueites,
Pois, se eu caio
Dou despeza e atrapalho.
Os adultos
- Cá prá nós -
Só dão trabalho.
Leila MIccolis

Poesia... palavra grega de sinifica "produzir, fazer", criar uma realidade diferente da histórica e factual. O poeta na antiguidade era considerado um sábio, e a função do poema era social e educativa. Na Índia, Grecia antiga e no Império Romano, vários documentos, hinos, contratos e provérbios eram escritos em versos, em parte para facilitar a memorização.
Míriam Mermelstein

A poesia no Brasil surge no final do século XIX com Alvarenga Peixoto, político ativista da Inconfidência Mineira, antes disso apenas manuscritos familiares. Logo após poetas como Gonçalves Dias e Cassimiro de Abreu escrevem poemas para crianças em seus livros dedicados ao adulto.
O primeiro livro infantil publicado no Brasil chamado Flores do Campo de José Fialho Dutra, foi dedicado às crianças mas, sem características ou temáticas que indicasse preocupação com o leitor infantil.
A poesia, como toda aliteratura infantil da época tinha caráter moralizador ou doutrinário por exemplo os textos poéticos de Olavo Bilac.
Foi Henriqueta Lisboa quem rompeu com esse paradigma,privilegiando o trabalho com a linguagem e envolvendo animais. Foi seguida por poetas brasileiros modernista como Vinícius de Morais e Cecília Meireles, que trás para a poesia infantil a musicalidade, versos regulares,a aliteração e rimas. Em 1964 publicou "Ou isto ou aquilo", livro de sucesso entre leitores mirins e adultos até hoje.
Nos útimos 15 anos representada por Sérgio Capparelli, José Paulo Paes, Tatiana Belinki entre outros há uma nítida preferência pelo humor e o lúdico. Porém vale ressaltar que entre a poesia infantil tradicional e a contemporânea está a intencionalidade.

E no universo escolar?

A poesia na escola, enriquece o currúculo, abre a janela da criatividade, embala sonhos, amplia a linguagem com brincadeiras de rimas e histórias interessantes, e sem a preocupação com o ensinar, a criança descobre um universo fantástico de aprendizagem.
CAMARGO, Luis. Palestra no Instituto Latino-americano na Universidade Ferderal de Estocomo: Suécia, 2000.

Poesias para sonhar...
View SlideShare presentation or Upload your own.

Nenhum comentário: