sábado, 8 de novembro de 2008

Cultura da Oralidade e as Múltiplas Linguagens


Inicio sugerindo uma reflexão sobre o estado de consciência que a criança chega à escola e as ações educativas que representam um progresso na forma de introduzir os brasileiros à cultura letrada respeitando seus antecedentes sociolingüísticos e culturais.
A responsabilidade do educador de mediar conhecimentos, ampliar o vocabulário, consruir uma linguagem dialógica, favorece a cultura oral e valorizar as vivências, desncadeando a formação mais completa do indivíduo. O repeito a diversidade linguística e social oportuniza condições de reconhecimento da gramática materna no desenvolvimento da linguagem oral, pois é a partir dela que se constrói a estrutura da criança de forma social, afetiva e psicomotora.
Cria-se também a capacidade de formação de outra linguagens: plática,afetiva, músical, tecnológica atividades lúdicas e artísticas estabelecendo as interrelações entre elas e fazendo a análise linguísticas por meio da oralidade.Dessa cultura da oralidade fazem parte a fala, a expressão do pensamento, a conversa, a escuta, a comunicação de idéias, as variedades linguísticas, a leitura, a socialização e a herança cultural. Da cultura escolarizada destacam-se a escrita, a avaliação, a nota, a descoberta,a educação sistematizada, a disciplina (muitas vezes evidenciada pela limitação da linguagem oral ou na elaboração de acordos e combinados)
É interessante perceber e levar a criança da educação infantil a compreender os turnos de fala, a espera, e o momento de interpelações e a construção de textos espontâneos, uma produção a partir de brincadeiras, privilegiando as expressões orais das crianças (competência linguística) e o desenvolvimento da organização do pensamento na fala espontanea,(competência comunicativa) pois há o encanto na fala, levar as crianças a terem confiança ao falar, pois estar em contato com a língua a capacita a exercê-la.
A linguagem está em toda parte e a fala é o seu reflexo e cabe a escola trabalhar de forma contextualizada, mediando conhecimento.
Saiba Mais:
SOUSA, R. M. Processos da leitura e da Escrita. Fascículo 2. Brasília, CFORM/UnB 2007

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