quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Consciência Fonológica


Partindo do conceito de que o aprendizado da consciência fonológica deve ser inserido como prática diária na sala da educação infantil e que a discriminação auditiva fará com que a alfabetização se torne mais eficiente e tranqüila, o professor apresentará às crianças de maneira lúdica, as variadas formas de jogos e brincadeiras que desenvolvam essas habilidades fônicas.
Sobre o conceito de consciência fonológica, que é a habilidade metalingüística de tomada de consciência das características formais da linguagem, percebe-se que é na expressão oral que são desenvolvidas essas habilidades e muito cedo a criança é inserida no mundo lingüístico. É também nesse contexto que ela forma sua consciência de sons através dos sinais sonoros que a cerca como: os timbre de voz da família, as músicas cantadas, os trava-língua, poesias, ritmos, brinquedos cantados etc.
Muitas vezes, na escola, essa temática é trabalhados, sem muita consciência do seu valor, porém, agregado a um estímulo diário, proporciona maior facilidade na alfabetização e compreensão dos temas estudados, isso pode ser feito de maneira lúdica com jogos de escuta, músicas, trava-língua, aliterações.
A construção de um bingo sonoro utilizando sons da natureza, ou urbanos como buzinas, toque de telefone, freadas bruscas, motores entre outros, são exemplos simples que podem facilitar o aprendizado das crianças.
Para a escola é um desafio diário desenvolver desde a educação infantil atividades de consciência fonológica com objetivo preventivo, afim de minimizar as possíveis dificuldades na aquisição da escrita (Guimarães, 2003).

Um comentário:

Marilu de Jesus disse...

Ester, adoro passear no seu blog. Você tem sempre muito a oferecer e compartilhar. Parabéns pelo sua dedicação e força. Deus te abençoe sempre. Beijos! Marilu.