Partindo do conceito de que o aprendizado da consciência fonológica deve ser inserido como prática diária na sala da educação infantil e que a discriminação auditiva fará com que a alfabetização se torne mais eficiente e tranqüila, o professor apresentará às crianças de maneira lúdica, as variadas formas de jogos e brincadeiras que desenvolvam essas habilidades fônicas.
Sobre o conceito de consciência fonológica, que é a habilidade metalingüística de tomada de consciência das características formais da linguagem, percebe-se que é na expressão oral que são desenvolvidas essas habilidades e muito cedo a criança é inserida no mundo lingüístico. É também nesse contexto que ela forma sua consciência de sons através dos sinais sonoros que a cerca como: os timbre de voz da família, as músicas cantadas, os trava-língua, poesias, ritmos, brinquedos cantados etc.
Muitas vezes, na escola, essa temática é trabalhados, sem muita consciência do seu valor, porém, agregado a um estímulo diário, proporciona maior facilidade na alfabetização e compreensão dos temas estudados, isso pode ser feito de maneira lúdica com jogos de escuta, músicas, trava-língua, aliterações.
A construção de um bingo sonoro utilizando sons da natureza, ou urbanos como buzinas, toque de telefone, freadas bruscas, motores entre outros, são exemplos simples que podem facilitar o aprendizado das crianças.
Para a escola é um desafio diário desenvolver desde a educação infantil atividades de consciência fonológica com objetivo preventivo, afim de minimizar as possíveis dificuldades na aquisição da escrita (Guimarães, 2003).
Conciencia Conhecimento Fonologico
View SlideShare presentation or Upload your own.
Um comentário:
Ester, adoro passear no seu blog. Você tem sempre muito a oferecer e compartilhar. Parabéns pelo sua dedicação e força. Deus te abençoe sempre. Beijos! Marilu.
Postar um comentário