quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Oficina de Idéias

Para exemplificar o desenvolvimento infantil na perspectiva de Piaget, Vygotsky e Wallon, oferecemos a nossas cursistas uma oficina de idéias para serem desenvolvidas com as crianças partindo da concepção uterina.
Como subsídio, utilizamos o Projeto Identidade, criado pela Regional do Gama DF. A oficina teve o encantamento de ter em mãos uma representação de um bebê na barriga da mãe (utilizamos balões transparentes e mini-bebês de plástico com cordão umbilical colados ao corpo) e uma história que retrata esse estágio de desenvolvimento.
Com a produção da boneca de jornal e fazendo referência ao desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, destacamos também a importância de conhecer o próprio corpo.
Ressaltando também a riqueza dos jogos que trazem para as crianças o prazer da descoberta pelo brincar junto, da cumplicidade, do companheirismo, amplia o vocabulário e facilita a solução de conflitos.

Concluímos o momento, produzindo objetos artísticos com jornal que despertam nas crianças a criatividade e a magia da arte.
Foi um momento rico e gratificante que terminou com um lanche coletivo maravilhoso.

Nenhum comentário: