domingo, 20 de julho de 2008

Um pouco de Wallon...




Wallon procurou conhecer a psicogênese da pessoa de forma completa, não apenas em uma ou outra área, pois entende que o ser humano não é finito em suas potencilidades. Mas foi ele quem mais aprofundou na pesquisa envolvendo a afetividade e o movimento e suas interferências nos campos da inteligência e na interação com o meio. Ele explica por exemplo que quando o indivíduo não consegue reagir de forma consciente (corticalizada) frente a emoções alheias, ele entra no circuito perverso, que uma vez instalado torna-o vulnerável a ações racionais tornando-se alheio a realidade a sua volta.
E a diferença entre emoção e sentimento?
Para entender o somos e sentimos precisamos conchecer esses conceitos muito próximos mas diferentes.
Emoção - É plástica, sentida na pele, em forma de tremor, rubor na face, calafrios..., é contagiosa pois envolve outra pessoas com sua emoção: (choro, riso, tristeza...) e é reversível pois quando a racionalidade entra sai a emoção. A emoção não é parada, ela produz movimentos sejam eles de saltos de alegria, pulos, gritos de felicidade, sejam eles agressivos ou pacíficos. (Almeida 1994)
E o sentimento?
Não é transitório, é estável, e centrado por exemplo o amor de mãe, amizade...
Para nós educadores é imprescindível conhecer esses conceitos para impedir que caiamos nos circuito perverso com nossos alunos ou os limitamos em seus movimentos por achar que não produz bons resultados, quando na verdade essas ações trazem desenvolvimento da inteligência, fortalece e cria laços, amplia a linguagem tornando a criança mais autônoma e feliz. (Revista Criança nº33/99

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