segunda-feira, 21 de julho de 2008

Letramentos...


Letramento conceito que foi introduzido no campo da linguística, da educação, e da história...
É a prática social do uso da leitura, escrita, cultura, registros, acordos, e conhecimento em todas a dimensões.

Adquire-se vários tipos de letramentos: tecnológicos, literários, matemáticos e outros, por meio de leituras, pesquisas, experiências... são formais quando oferecidos em escolas, faculdades, seminários... e informais vindos de igrejas, clubes,televisão, sindicatos, associações...

E a escola no contexto do letramento? Quando vista como um todo é hiperomínia capaz de gerar diferentes conhecimentos e saberes, e hiponímia quando cria letramentos menores como específicos de cada série.

A literatura, possui papel prepoderante pois também exerce função de entreter, transformar pelo conhecimento. Deve ser incetivada em todos os núcleos: família, escola, instituições etc.

Cabe também à escola adequar a conpetência linguística ( capacidade que todo falante tem) a competência comuicativa, fazer a transposição da fala regionalizada, do lar para a cultura da fala na escola, que é respeitada pela sociolinguística.

Como educadores precidamos ser sensíveis à fala, pois não existe o certo e o errado, existe adequação da fala. Para tanto a mudança da práxis pedagógica é fundamental como dizia Paulo Freire.

Paletra Letramento, alfabetização e ludicidade

Este encontro foi coletivo com todas as turmas da Educação Infantil.
Assistimos a uma palestra com a professora Edna Rodrigues Barroso que leciona na Escola Classe 64 em uma turma de educação infantil, é doutoranda em Políticas Públicas e Sistemas Educativos pela UNICAMP, pedagoga pela Universidade Católica de Brasília, foi Diretora eleita da Escola Classe 33 de Ceilândia no período de 1996 a 1999, época em que coordenou um projeto de aceleração reconhecido pelo MEC.
O que mais caracteriza a professora Edna é seu compromisso com uma educação pública de qualidade, sua coerência com o que defende e a forma como atua. Uma verdadeira profissional militante da escola pública.
O enfoque da palestra foi: Alfabetização, letramento e ludicidade.
A leitura compartilhada foi um vídeo: Como sobrevivemos?
Este vídeo nos fez lembrar nossa infância, coisas que fazíamos na década de 60, 70 e 80 e que hoje seriam consideradas perigosas, mas que na época eram muito prazerosos como brincar na rua até o anoitecer, o vídeo provocou uma verdadeira catarse.
A professora Edna ressaltou que a criança é um sujeito de direitos e um cidadão sócio, histórico e cultural. Devemos nos preocupar com a qualidade do ensino oferecido pela escola.
A importância do projeto político pedagógico que dá unidade ao trabalho coletivo, onde antes de tudo o professor deve ter uma predisposição interna para este tipo de trabalho.
Segue um relatório em forma de poesia da palestra, feito pela cursista Cláudia Evaristo de Araújo Rocha:


Educação Infantil
Aos dez de junho de dois mil e oito
Uma palestra nos foi dada
Pela professora Edna da EC 64
Doutoranda e bem formada.
Formada por faculdades
Formada pela vida
Pois aplica tudo que aprende
Para crianças bem queridas.
Para iniciar imagens mostrou
De uma infância do passado
O que mudou para nós?
Os alunos, o ensino, o letrado?
Para um trabalho funcionar
Devemos fazer um negócio
O coletivo é importante
Faz-nos desistir do ócio.
Trabalhar individualmente
De vez em quando é necessário
Ser diferente é importante
Desde que não seja diário.
Não podemos esquecer jamais
De o nosso trabalho nortear
Vinculando-o a proposta pedagógica
Para outros rumos não tomar.
Para um bom trabalho coletivo
Existem elementos fundamentais:
A gestão e o projeto político pedagógico
Orientam, organizam e bom resultado traz.
Durante todo e todo ano
Ouvimos de o projeto falar
Com condições objetiva e subjetivas
Colocamos mãos a obra e é só praticar.
Mas o marco desta palestra
É a educação infantil
Devemos ser sempre lúdicos
Ensinar brincando, cresce Brasil!
Ludicidade é experiência em plenitude
Para a criança é o brincar
Para o adulto é qualquer momento que possa desfrutar
Concluindo, nunca esqueçam
De associar á educação infantil no ensino fundamental.
Com seus conhecimentos, afetos, seriedade e riso
Letrando mentes, vai ser legal!

A avaliação final feita pelos cursistas foi muito positiva e atendeu as aspectativas esperadas.

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