terça-feira, 22 de julho de 2008

Gêneros Textuais

É impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero textual.
Caracterizados por suas funções comunicativas, cognitivas e instrucionais, também possuem peculiaridades linguísticas e estruturais.
Daí surgem novos gêneros a cada momento, em função principalmente dos avanços tecnológicos da comunicação diária.
São exemplos de gêneros textuais: rádio, TV, revistas, internet, etc. E novas formas de gêneros discursivo como editoriais, artigos, telegramas, teleconferências, reportagens ao vivo, aulas virtuais, cartas eletrônicas e outros.
É bom entender também que há tipo textual que possui sequência linguística com narração, descrição, injunção e exposição, e gêneros textuais que são textos materializados utilizados no dia-a dia: carta, romance, bilhete, receita, resenhas, etc.

Você sabe o que jaculatória?

Não é o que você pensou. É um gênero textual de caráter evocatorio, de cunho religioso, por exemplo uma oração fervorosa ou rezar o terço.

O que vale ressaltar é que devemos oportunizar a nossas crianças o acesso a diferentes gêneros textuais na sala de aula. Não se aprender apenas a textos didáticos ou da literatura infantil, para oferecer conhecimento da língua materna.
Esses novos gêneros tão comuns no dia a dia da criança, como e-mails, internet, jornais, receitas, bulas de remédios, manuais de instrução, contas e tantos outros, são muitas vezes rejeitados no ambiente escolar, quando poderia enriquecer e dinamizar o ensino da língua portuguesa.

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