quarta-feira, 23 de julho de 2008

Infância, tempo de aprender... com a criança



Como compreender o universo infantil tão simples e ao mesmo tempo tão complexo e intenso?
Como entender e respeitar tantas diferenças e singularidades?
Para atingir os pequenos é importante considerar seu contexto de origem. Numa sociedade desigual como a nossa a criança também desempenha papéis differentes. Em algumas culturas o espaço para ela é restrito e ou carregado de responsabilidades próprias do adulto.
Segundo Bejamim (1987a) a criança cria cultura quando produz seus próprios brinquedos, compõe suas músicas e arma um universo de faz-de-conta e muita fantasia, é artista por natureza e para aproximar-se dela é preciso participar ativamente desses momentos.
Ela coleciona, cria histórias, dá novas funções a objetos não imaginados pelo mundo adulto, em uma ordem muito própria, em que a inteferência do adulto aniquila a criação.
E o que legitima a autoridade?
Para Walter Bejamin, ela passa pela experiência, que vem em forma de narrativa, perpetuando os conceitos, construindo assim uma relação adulto/criança com base no respeito mútuo e no afeto.
Entretanto, as classes sociais altas estabelecem outros conceitos de controle, exercendo autoridade nem sempre genuína, como forma "mando", com sanções brandas ao impróprio. As classes populares detém relações de subserviência e grandes responsabilidades ainda na infância, "

Um comentário:

Marilu de Jesus disse...

Estér, parabéns! o seu blog está show de bola, adorei a formatação e o conteúdo em especial. Continue sendo essa pessoa comprometida e responsável que você é. Espero estar com você em outros tempos para podermos trocar muitas figurinhas. Beijos!!!