quarta-feira, 23 de julho de 2008

O Lúdico na Infância


Nesta vida, pode-se aprender três coisas de uma criança:
estar sempre alegre,
nunca ficar inativo
e chorar com força por tudo aquilo que se quer.
Paulo Leminski

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA

Nosso encontro de sexta-feira dia 30 de maio foi cheio de boas emoções. As professoras Maysa e Márcia apresentaram o que há de melhor na educação infantil: ludicidade e literatura infantil.
Entender os aspectos relevantes que compõe o universo infantil é viajar por caminhos coloridos, cheios de beleza sensibilidade e fantasia.
A criança desperta em nós que temos de melhor como seres humanos e nos convida a conhecê-la em sua complexidade, suas fragilidades, seus desejos sua doçura, a entendê-la como ser pensante capaz de produzir boas idéias e criar cultura.
A ludicidade, que deve nos inspirar pressupõe entrega total e irrestrita ao que se faz com prazer. Os pequenos são capazes dessa inteireza em suas brincadeiras e jogos. Compreender a importância desses momentos e avalia-los significativamente, trás nos a certeza de que o desenvolvimento infantil não se completa positivamente sem os conceitos construídos no ato de brincar. Estabelecendo as regras do jogo, as trocas, as frustrações, a intermediação de pequenos conflitos, a amizade proporcionam à criança a definição do adulto que queremos formar.
O passeio pelo doce mundo da leitura, agracia-nos com histórias poéticas, fantasias, viagens por onde a imaginação levar. Reviver o encontro com a literatura na infância mostrou-nos o lugar de destaque que os livros cabem em nossas vidas hoje.
Pensar a literatura sob outro olhar, desde os contos de Andersen, passando por Monteiro Lobato até o atualíssimo Jonas Ribeiro, nos obriga a ressignificar tais histórias tão nossas, mas que há muito, possuem uma função social que não pode ser entendida separadamente.
Concluo embalada pela voz mansa e firme de Rubem Alves nos convidando a refletir sobre questões infantis em um mundo que dá vontade de chorar...

O LÚDICO COMO PRÁTICAS DE LETRAMENTO

Somos seres brincantes por natureza, "homo ludens"
Lúdico é um adjetivo ou substantivo que amplia as concepções de liberdade, é prazer e sofrer, é escolha, é um grande guarda-chuva que se refere ao brincar como forma de conhecer o mundo, experimentar o novo, conceber novas esperiências. Daí, o professor deve tirar ludicidade dos objetos, que passam a exercernovas funções: lúdica e educativa. Em cada objeto significativo ao sujeito há uma história: na toalha xadrez do piquenique, na boneca, na bola...portanto a utilização de sucata para contação de histórias desenvolve a oralidade e a capacidade de criação e imaginação da criança. Brincar com textos poéticos, rimas, aliterações, jogos simbólicos objetiva a ampliação de significados e a capacidade de alternar turnos de jogos, fazer previsões e ampliação do vocabulário.

Conceitos importantes relacionados ao lúdico:
JOGO - ..."atividae física ou mental organizada por um sistema de regras que define a perda ou o ganho"
BRINQUEDO - Suporte da brincadeira; pode se matrial ou não.
BRINCADEIRA - Ações lúdicas de natureza mais livre. Ex: correr, mexer na areia.
LAZER - Tempo disponível; descanso; folga
PASSATEMPO - Divertimento; diversão.

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA

Para compreender a importância da atividade lúdica, faz-se necessário analisa-la sob o ponto de vista de seus elementos constitutivos, isto é, de suas características essenciais, quais sejam:
• Capacidade de absorção e envolvimento emocional do participante de maneira intensa e entusiástica;
• Predominância de atmosfera de espontaneidade e criatividade coexistindo com as regras estabelecidas;.
• Existência de tempo limitado, envolvendo mudança e alternância e imprimindo dinamismo ao jogo;
• Limitação de espaço: todo jogo se realiza dentro de uma área previamente delimitada de forma concreta ou imaginária. De acordo com a percepção infantil, torna-se um espaço especial e fantástico, onde tudo pode acontecer;
• Possibilidade de repetição: está diretamente relacionada ao aspecto temporal. Os jogos podem ser executados novamente a qualquer momento ou em períodos determinados, sejam eles de força e destreza ou de uma outra natureza;
• Existência de regras: cada jogo se processa de acordo com certas regras, que são convenções determinantes daquilo que “vale” dentro do mundo temporário por ele circunscrito. As regras podem ser pré-estabelecidas ou combinadas com o grupo.
A importância do lúdico na escola
Após analisarmos os termos mais utilizados no universo lúdico, pensemos em sua importância no contexto da escola. Quais são os elementos lúdicos presentes na escola? Como o lúdico interfere no trabalho pedagógico?Qual é o tempo/espaço do lúdico no ambiente escolar? Como o professor pode agir para favorecer a formação e ação do lúdico na escola?
A relevância do lúdico está, de acordo com Vygotsky (1988), em sua capacidade de promover a interação entre os participantes da atividade lúdica, ampliando sobremaneira as possibilidades de socialização e de aprendizagem. Sendo parte da vida em geral, o lúdico é questão essencial para o indivíduo, não só para distensão e descarga de energia, mas, principalmente, como forma de assimilação da realidade e como agente de cultura e socialização. Além disso, por meio do lúdico o ser humano dá vazão ao seu impulso de criar formas ordenadas, sendo o jogo, em si, é uma forma de ordenação.
A importância do lúdico na escola pode ser avaliada por meio de resultados imediatos e ao longo do processo educativo. Inicialmente o aluno é ‘seduzido’ pelo prazer de aprender de aprender, porque este vem cercado de atrativos motivadores intensos, sem fins produtivos e nada repressores. Outras contribuições que se fazem notar são: aumento da motivação para a aprendizagem; mobilização dos esquemas mentais; integração e desenvolvimento do ser humano em seus aspectos cognitivo, motor, afetivo e social; concretização do conhecimento através do uso de material experimental; apreensão e assimilação da realidade vivida pelo indivíduo de forma prazerosa.
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO: MAIS QUE UM JOGO DE PALAVRAS1
Profª Maysa Barreto Ornelas2

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