terça-feira, 18 de novembro de 2008

Relação Dialógica Família x Escola

A escola é um dos espaços de educação da sociedade. Ao participar da vida dessa instituição a família poderá fazer uma relação entre a educação que acontece em casa e a que ocorre na escola.
Ela também se educará nessa troca e compreenderá melhor a sistemática e a lógica que rege a escola, dizendo o que quer, em que pode contribuir e certamente, saberá exigir mais. Essa participação deverá conter alguns elementos fundamentais como a existência de objetivos claros que orientem e possam dar sentido à presença da família no interior da escola, uma constância nessa presença, espaços de escuta.
É na família, que a criança aprende a se relacionar com outro, que aprende mitos, crenças e valores que traçam seu perfil como pessoa. De acordo com LIBÂNEO (2000). “A pedagogia familiar não deve estar desarticulada da pedagogia escolar” (p.85). As ações educativas sejam na escola, na família ou em outro ambiente não acontecem isoladamente, uma influencia a outra implícita ou explicitamente e se procederem de forma desarticulada pode levar ao fracasso escolar do aluno.
Portanto, entender a lógica dessa relação e torná-la proveitosa a vida escolar do aluno é necessário conhecer essa comunidade lançando mão de recursos disponíveis no ambiente escolar como questionário, entrevistas, reuniões e encontro de pais, feitos com relativa frequência. Quando os pais se envolvem na construção do projeto político pedagógico a garantia de êxito é maior. Há um entendimento das metas e objetivos propostos e a função social de cada um: Família e Escola.

Saiba Mais:
Oliveira, Zilma Ramos. Educação Infantil- Fundamentos e Métodos ed.Cortez
Família x Escola
View SlideShare presentation or Upload your own.

Nenhum comentário: